Com regularidade topamos amba-las duas palavras dentro de inventários eclesiasticos e privados do renascimento e o baixo medievo, mas se não temos contrato directo com eles, se não posemos tocar e olhar os tecidos em fotografia de cote só difíceis de distinguir. A sua definição segundo o dicionário da Real Academia da Língua Espanhola na sua ediçao de 1803 (tanto mas teria pois, simplesmente engadem logismos novos sob definições anteriores de termos antigos e já mas adiante, durante o século XX eliminam palavras em desuso) e a seguinte:
Brocado: tela de seda texida en oro o plata de varios generos, El de mayor precio es el que llaman de tres altos poque sobre el fondo se realza el hilo de plata oro o seda escarchada, o briscada en flores y dibuxos Tomo este nombre de las brocas en que estan coxidos los hilos y torzales con que se fabrica.
Brocatel: texido de yerba o cañamo y seda a modo de damasco de que se duelen hacer colgaduras
Damasco: tela de seda bastante doble con dibuxo de uno o de varios colores se hacen de ella comunmente colgaduras de cuartos y camas.
Escarchar: rizar o encrespar
Briscado /Briscar: se dice del hilo de oro o plata que se mezcla de un cierto modo en la seda y con el se forma el campo o flores de la tela, que se llama por esta razon briscada. Texer o hacer labores con hilo briscado
Agora, a serio, ficou algo claro?, certamente ainda que o texto sexa de principios do XIX o termo "tres altos" aparece com hiperbole no Quixote "brocados de dies altos" e em inventarios do século XVI e até de finais do XV.
Sem embargo nesta definiçao relaciona-se mas o brocatel co damasco, que em nada se parez ao brocado, uma definiçao do dicionario Real da Lingua Portuguesa diz o seguinte
BROCATEL
Tecido da família do lampasso, feito de linho e seda, com relevo e avesso. // Tecido de seda e prata tirada à fieira parecido com o brocado. // Tecido adamascado. // Tecido caracterizado pelos efeitos de cetim em relevo e por efeitos de lassas de trama, ligadas por uma teia de ligamento. O emprego de uma trama de fundo de linho ou de cânhamo permite obter usando ten- sões diversas dos fios da trama e da teia relevos muito acentuados dos efeitos de cetim.
Tecido da família do lampasso, feito de linho e seda, com relevo e avesso. // Tecido de seda e prata tirada à fieira parecido com o brocado. // Tecido adamascado. // Tecido caracterizado pelos efeitos de cetim em relevo e por efeitos de lassas de trama, ligadas por uma teia de ligamento. O emprego de uma trama de fundo de linho ou de cânhamo permite obter usando ten- sões diversas dos fios da trama e da teia relevos muito acentuados dos efeitos de cetim.
Mas complicaças se couber compre pois mirar a definiçao moderna de damasco por ver se tiramos rem em limpo.
DAMASCO
Tecido de seda com desenhos acetinados em fundo não brilhante. Estofo de lã, linho ou algodão imitando o damasco de seda. Tipo de tecido, que pela sua composição de efeito de fundo e efeito de desenho, constituído pela face teia e pela face trama de um mesmo ponto, tem a particularidade de ser reversível, apresentando numa das faces o fundo opaco e os motivos bri- lhantes e na outra o fundo brilhante e os motivos opacos. Técnica de produção de tecido.
Tecido de seda com desenhos acetinados em fundo não brilhante. Estofo de lã, linho ou algodão imitando o damasco de seda. Tipo de tecido, que pela sua composição de efeito de fundo e efeito de desenho, constituído pela face teia e pela face trama de um mesmo ponto, tem a particularidade de ser reversível, apresentando numa das faces o fundo opaco e os motivos bri- lhantes e na outra o fundo brilhante e os motivos opacos. Técnica de produção de tecido.
Por aclararmos algo, o damasco sempre poderemos diferencia-lo do brocado pela sua reversibilidade, com resultados tão complexos como na anterior definição ou menos como nos damascos sevilhaos do renascimento e o barroco inicial que tendiam a ter uma face com losages de ramos frorais multicores e outra com um simples listado, de dous ou mais tonos, co tempo este listado, sobre todo pola perda de pigmentos facilmente degradaveis, pasava a ver-se no lado direito, por dar um nome, do tecido. O brocado parez mas antiguo e descuida pelo geral o reves do tecido mentres que apila de maneira compleja as linhas da trama de diferentes sedas torzaes, torchoes de ouro e prata, pletinas destes mesmos metais etc, coneguindo efeitos de riqueza e fastuosidade que nao consegue o damasco, o chamado de tres altos é, pronto, o que aqui presentamos, de linhas de ouro e prata tendidas no campo e briscadas formando rizos que fazem bordados no tecido complementarios á urdime, sem ser super postos logo. As tecnicas de brocado de tres altos ou como ja chamamos ricchi ricchissimi, em vervas italinas, sao complejas e conlevam até a apariçao das maquinas Jaquard no XVIII regidas por targetas perforadas (so ouviron bem, tal como os computadores dos anos 70) verdadeiros segredos entre os gremios de tecedores orientais e da italia baijomedieval, os resultados mas fascinantes nao tinham precisamente um relevo especial, como se conseguiria no brocatel (podemos ver brocatel na atualidade em muitos forros de cadeiras e colgaduras lujosas) unicamente o briscado e escarchado nos tecidos mas custosos merecia este efeito de profundidade, mas obtinha-se em troques um aspeito de riqueza nao superado nim na atualidade, ha certos trabalhos que seriam difíceis de reproducir, assim como um campo resistente ainda que nao houver uma base de urdime entramada em celulosas como linho ou canhamo, usando, pois, so seda, e linhas de ouro e prata.
A nivel fotografico podemos ver que o brocado tem mais e melhores carateristicas externas e brila mas antre a camara que o brocatel, o qual, sem menospresço, semelha de cote tecido de colchao.
O tema reconhezo-o complejo mas espero que algo quedara claro para tudos, espero de tudos geitos qualquer questiao que ocorres se vos poda.
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