quarta-feira, 15 de agosto de 2012

So um inciso

   Antes de começar e pela minha parte e pelo meu risco a ler o tecido que resgatara do meu vecindario e que agora vos estou a presentar, optei por comunicar me com diferentes profisionais de casas de subastas, suponhendo sempre a sua competência para conhecer de algo do que não conhezia demais, não com opção de vender mas sim com interesse por a identificação dos tecidos que lhes apresentava em fotografia, a sua conclusao foi demasiado concluinte, sirva o redundante, para que acreditara em ela, tudos marcabam datas do XIX para adiante, bem é certo que todos foram dois, mas havia certos elementos que me façiam duvidar desta cronologia, e para esclarecer em eles primeiro foi preciso conhecer de primeira mão os brocados e damascos, lampazos e brocateis do XIX, tudos produto da revolucionaria Jackward que industrializara a finais do XVIII a confeiçao de lençóis de seda. Sobre tudo logo da recuperação de os modelos medievais e renascentistas logo da Escola de Artes Decorativas iniciada por Willian Morris, multitude de textis voltaram a tomar o patrão em losanges e o motivo da pomegranate ou flor sempre viva, um contacto direito com estes produtos do XIX aclara rápido qualquer duvida pêro em inicio estas surgem com facilidade. Após vereis como parte do terno a capa pluvial, esta esta composta duma senefa de damasco sevilhano quase destroçado, hoje recomposto com entre telas novas, de princípios do S. XVII, um capelo do mesmo damasco em melhor estado e orlado com flocos de torchao de ouro e galão de ouro francês duma data similar ou posse que algo anterior, e o que resultava mas incrível, uma peça, formada por unidade aproveitadas, de grande tamanho em damasco vermelho, com o típico motivo da frol e fruito do granado em losanges, ligeiramente posterior a mediados do S. XVI mas, seguramente anterior ao XVII, de grande tamanho e com uma magnifica preservaçao da cor e de posivel origem espanhol. Intacto además, facia dudar da sua antiguidade, o que levou a desmontar por completo a prenda para conhece-la na sua mas estrita intimidade, os resultados forom esclarecedores, pelas pontadas do galão, super posto ao damasco vermelho, também incluído no forro de linho encerado e claramente antigo, o desgaste do broche e as roturas do galão em certas zonas hoje recuperadas, livravam de duda a peza original enquadrando-a numa das mas e melhor conservadas mostras dos brocateis espanhóis do século XVI, ademais de tudo este complexo de dados, outra coisa mas se aportou com o estudo da capa, a completa incapacidade dos profesionais que trabalham na actualidade para as casa de subastas, mentres outros e outras bagamos perdidos sem trabalho, venha pois um aporte gráfico, unicamente há diferencias em alguma das fotografias obtidas de diferentes museus europeios no que eles chamam o Marriage, quer dizer a coroa que une os losanges que no nosso tecido se substitui por motivos florais, ainda que também estao presentes nos patraos renacentistas espanhoois como veremos.





As duas pertenecen á capa pluvial, mas numa altera-se a cor para facilitar a leitura, ainda que espero poder ofrecer fotografias melhores quando a restauraçao esteja pronta




Diferentes modelos españois do XVI

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